top of page
Buscar
  • andantdf

Segunda mulher negra toma posse como ministra do TSE


A nova ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Vera Lúcia Santana Araújo, tomou posse em solenidade realizada nesta terça-feira (6), no Gabinete da Presidência da Corte, em Brasília. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Tribunal, ministro Alexandre de Moraes.


Segunda mulher negra a ocupar uma cadeira de ministra do TSE – a primeira foi a atual ministra substituta Edilene Lôbo, no ano passado –, Vera Lúcia assume, por um biênio, uma das vagas destinadas à classe dos juristas (advogados), podendo ser reconduzida por igual período. Vera Lúcia foi nomeada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro do ano passado.


O presidente do TSE ressaltou a importância simbólica da nomeação da ministra Vera Lúcia, atuante em defesa das causas antirracistas e democráticas e a segunda mulher negra a tomar posse no TSE. “É para nós todos, do Tribunal Superior Eleitoral, e para mim, como presidente, um grande orgulho poder dar posse a Vossa Excelência, na nossa gestão compartilhada, minha e da ministra Cármen Lúcia, como vice-presidente. Tivemos a possibilidade histórica de dar posse às duas primeiras ministras negras do TSE. Nós temos certeza que Vossa Excelência muito engrandecerá a atuação do TSE, que está muito feliz com sua posse”, afirmou.


Vera Lúcia tem mais de 30 anos de atuação e já trabalhou no Conselho Penitenciário do Distrito Federal e na Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Também já exerceu os cargos de diretora da Fundação Cultural Palmares (FCP), de diretora-presidente da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap) e de secretária-adjunta de Políticas para a Igualdade Racial do Distrito Federal.


Com informações do Tribunal Superior Eleitoral.

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page